Dicas

O que é “OUT” no casamento

Antes do casamento
Convites de casamento genéricos, por exemplo: “Aos amigos do trabalho”. O preço do convite não é exorbitante mas também não é festa de final de ano da empresa. Faça convites individuais e entregue apenas ao pessoal do seu departamento ou aos mais próximos. Convite genérico dá a impressão de “convidar por convidar” e que você não gostaria que ninguém fosse, apenas gostaria que enviassem os presentes.

Colocar “azeitoninha” no convite com sugestão de lojas com a lista de presente. Se fossemos seguir a etiqueta à risca, nunca deveríamos pedir presentes no casamento. Segundo a tradição, os pais dos noivos convidam para comemorar a união de seus filhos e é uma festa como a de um aniversário. Você colocaria uma sugestão de lojas em um convite para seu aniversário ? Esse espaço originalmente era destinado a um cartão contendo as informações do RSVP mas as lojas se aproveitaram deste recurso e fornecem o cartão “gratuitamente” – não caia nessa roubada! Prefira colocar um link em seu site de casamento – fica muito mais elegante e personalizado.

Convidar parte da família para a festa. Em algum momento temos que limitar o número de pessoas pois a verba não permite (apesar de querermos) dar uma festança para 10.000 convidados mas limitar a família é péssimo pois será comentado por gerações e vai gerar mágoa entre as pessoas. Envie um convite pois a própria não-proximidade com os noivos fará efeito.

Evitem reuniões tipo “mesas redonda” com a família para discutir a organização. A idéia parece divertida mas na prática é um desastre.

Durante o casamento
Ter muitos padrinhos. O que se faz é convidar gente próxima, muito amiga ou pessoas que, por alguma razão, os noivos queiram homenagear. Ultimamente as pessoas andam exagerando e convidando tantos casais que fica todo mundo espremido no altar. É feio e pretensioso um altar muito cheio de padrinhos. Nem a família real faz isso e fica parecendo que só convidou pois queria presentes mais caros.

O que é “IN” no casamento

Antes do casamento
Enviar convites com 30 dias de antecedência. As pessoas precisam se agendar para ir ao seu casamento. Convites de última hora dão a impressão de que as pessoas foram esquecidas.

Sugestão de lista de presentes – só no seu site de casamento!

Durante o casamento

Comprimentar os convidados. Ok, cansa mas pense que tem muita gente ali que muitas vezes veio de longe e se cansou também. Isso é o mínimo a se fazer.

Distribuir chinelos personalizados. A uma certa altura, os pés dos convidados cansam e os chinelos prolongam a festa. Pézão descalço, além de feio pode resultar em acidente caso alguém quebre um copo – o que não é difícil de acontecer.

Depois do casamento
Agradecer os presentes. Uma prática cada vez mais esquecida mas essencial pois os convidados não sabem se o presente deles foi entregue corretamente. Com os recursos de hoje em dia, pode-se agradecer por email mas nunca deixe de fazê-lo. É até uma oportunidade para divulgar seu novo endereço, telefone, etc.

Quando a empresa é grande, como convidar os colegas sem precisar chamar todo mundo?

Para começar, vamos fazer um exercício de imaginação. Pense naquele seu colega que trabalha longe da sua mesa, aquele com o qual você só troca “bom dia”, comentários sobre a chuva que não para e com o qual você conversou um pouco na festa de fim de ano. Se souber que ele vai casar e não lhe convidou você ficaria chateada? Não! Da mesma forma as pessoas do trabalho que não forem convidadas para seu casamento vão entender que não tem a intimidade suficiente para serem chamados para uma comemoração íntima.

Você pode evitar desconfortos tomando alguns cuidados:

- Não entregue os convites em frente a todos os colegas, especialmente daqueles que não serão convidados. Se possível, marque de ir à casa da pessoa. É isso que manda a etiqueta e o colega terá a oportunidade de conhecer melhor o noivo ou a noiva. Se não for possível, chame a pessoa em uma sala separada, no final do expediente.

- Não exponha o convite no mural da empresa. A intenção pode ser boa, de informar aos colegas que você vai casar, mas quem vê pode se sentir convidado e estragar todo seu planejamento.

- Não publique no seu site de casamento ou blog pessoal os nomes dos seus convidados. É uma péssima forma do seu colega  descobrir que não será chamado para a festa.

Um lembrete mais do que importante, noivos: jamais convidem pessoas apenas para a cerimônia religiosa. Chamar todos para a igreja e apenas alguns para a festa é muito, mas muito chato. Se o casamento terá festa aqueles que forem convidados deverão participar do pacote completo.

Para terminar, uma dica para lidar com aquele tipo deselegante de colega que faz gracinha e pergunta porque não foi convidado. Rebata sendo mais elegante do que ele. Explique que a festa é íntima, para família e poucos amigos. Isso provavelmente será verdade, pois se sua festa tivesse 1500 pessoas certamente ele seria chamado.

Depoimentos

"Escrevo para agradeçer todo o seu empenho e de sua equipe no nosso casamento!!!! Ficamos muito satisfeitos..."

Leia mais
Dicas

Dicas de casamentos, bodas, cerimoniais, eventos empresariais, aniversários de 15 anos e muito mais.

Leia mais
Blog Masiero

Visite o nosso blog e acompanhe dicas, acontecimentos, mensagens e conteúdo exclusivo.

Leia mais